
NATUROLOGIA ...
A Naturopatia/ Naturologia é uma ciência da saúde que combina terapias naturais, tradicionais e modernas com medicina científica. Sua filosofia é prevenir, identificar a causa essencial de doenças ou desequilíbrios e estimular o corpo a se curar por si mesmo.
Meu objetivo é educar e apoiar os pacientes em doenças agudas e crônicas, utilizando tratamentos personalizados e considerando o estado físico, emocional e energético de cada paciente.
Entre as terapias mais utilizadas estão as orientações da alimentação e estilo de vida, medicina botânica/ fitoterapia, medicina tradicional chinesa e acupuntura, hidroterapia, homeopatia e terapias com essências florais. Todas estas terapias podem atuar como complemento à medicina convencional ou ser usadas de forma eficaz sozinhas na prevenção de várias doenças e na melhoria do estilo de vida.
Uma pergunta frequente é: Quais tipos de desequilíbrios você pode tratar?
A Naturopatia/ Naturologia trata a pessoa como um todo e a causa essencial dos sintomas, não apenas os sintomas da doença, portanto os distúrbios tratados são ilimitados. Alguns exemplos incluem:
- Sistema digestivo: Síndrome do intestino irritável, colite, úlceras, indigestão, constipação, cólicas, refluxo e gastrite.
- Sistema endócrino: Desequilíbrios da tireoide, irregularidades no ciclo menstrual, diabetes e doenças das glândulas suprarrenais.
- Sistema reprodutivo: Infertilidade, TPM, síndrome dos ovários policísticos, sintomas da menopausa, endometriose, infecções recorrentes e apoio durante a gravidez.
- Sistema circulatório: Pressão alta ou baixa, arritmias, desequilíbrio de colesterol/triglicérides, hemorroidas, anemia e doenças cardiovasculares.
- Sistema respiratório: Asma, bronquite, infecções agudas ou crônicas, rinite ou alergias.
- Sistema nervoso: Problemas de memória, patologias degenerativas, enxaquecas, ansiedade, depressão, desequilíbrios emocionais, insônia, fadiga e estresse.
- Sistema imunológico: Alergias, doenças autoimunes e inflamatórias, infecções crônicas, resfriados e gripes.
- Sistema urinário: Cálculos renais, infecções urinárias e incontinência.
- Sistema dermatológico: Eczema, acne, psoríase, alergias e queda ou anormalidades capilares.
- Oncologia: Prevenção de vários tipos de câncer, auxílio na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, aumento da imunidade, redução e controle da dor.
- Dor: Artrite, fibromialgia, bursite, dor nas costas e lesões musculares ou articulares.